Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ayutthaya - A antiga capital


Em nosso terceiro dia na Capital tialndesa, resolvemos visitar Ayuthaya, a antiga capital do País. Ayautthaya é uma cidade cheia de templos em ruínas, diferentes dos que você vai encontrar em Bangkok. A cidade dista cerca de 80 km de Bangkok, o que permite que você tranquilamente faça o passeio de bate e volta.



Ayutthaya já teve mais de 1500 templos e era a cidade mais importante do Reino da Tailândia. Pesquisadores chegam a afirmar que ela foi a maior cidade do mundo, quando, em 1760, chegou a ter um milhão de habitantes.

A beleza e riqueza da cidade atraiu muitos olhares e em 1767 a cidade foi invadida pelos exércitos da Birmânia.

Completamente saqueada e destruída, Ayutthaya se transformou um uma cidade de templos antigos e ruínas. O Reino de Sião, a Tailândia, declarou Bangkok, que fica a cerca de 80 quilômetros de Ayutthaya, como sua nova capital.

Como Chegar em Ayutthaya


Você pode ir para Ayutthaya por conta própria ou por agência de turismo.

É totalmente possível você conhecer Ayutthaya fazendo um bate e volta à partir de Bangkok. Pegando trem na estação Hualamphong ou pegando uma das vans que saem do Victory Monument.


Nós fomos por conta própria. Pegamos um taxi para chegar a estação em bagkok, chegamos em cima da hora da saída de um trem expresso, com direito a ar condicionado e "Ferro moça".




Chegando em Ayutthaya

"Ferro moça"


Chegando na estação de trem em Ayutthaya há diversos motoristas de Tuk Tuk e pessoas querendo te levar para fazer passeios pela área. Você pode negociar por ali mesmo algum Tuk Tuk pra ficar algumas horas a disposição te levando aos lugares ou visitar os templos de bicicleta ou moto. Outra opção é ir para o outro lado do rio

Estação de Ayutthaya


Para isso, assim que sair da estação, atravesse a rua e siga em direção ao rio. Vai passar pelo meio de um mercado, daqueles mercados tailandeses com diversas barracas de comida.

Vai ver umas placas para seguir e comprar o ticket do barco para atravessar o rio. O barco para cruzar o rio custou apenas 5 baht.

Atravessando o rio.


Assim que sair do barco, terá um local para você já alugar bicicletas, moto e etc. Nós preferimos pagar um Tuk Tuk, combinamos um valor com o motorista que falava um inglês suficiente para nos comunicarmos.


Nosso "piloto"



Ali começamos nosso passeio pela antiga capital.

Mapa da cidade


Mapa resumido.

Wat Yai Chai Mongkol



Primeira parada do dia, o Wat Phra Chao Phya-thai – ou, como é mais conhecido, Wat Yai Chai Mongkol.



É um dos templos mais conservados de Ayutthaya e foi construído pelo Rei U-Thon. O tempo possui uma estupa com mais de 60 metros de altura – construída com mais de 28 toneladas de tijolos.




Obs.: Estupa (ou Chedi), para quem não sabe, é um monumento construído sobre as cinzas de alguém importante dentro da religião budista.

O templo é repleto de imagens de Buda – todas vestidas com mantos dourados. Pelo que eu entendi esses mantos são doados pelos fiéis que visitam o lugar.











Na parte interna da estupa principal existem algumas imagens de Buda – todas cobertas com pequenos papeis douradas. Esses papeis são colados pelos fiéis.


















A entrada nesse templo é paga e não está inclusa no valor combinado com o motorista do tuk-tuk. Mas você não precisa se preocupar, os valores dos templos são bem baixos


Wat Phanan Choeng 


A nossa segunda parada data de 1324, portanto uns anos antes da fundação oficial da cidade.










Na sala da oração você vai ver um buda sentado enorme com 19 metros de altura (de 1334). Esta estátua é super venerada, e é considerada a guardiã dos marinheiros.













Aqui vimos uma belissima cerimônia, onde os fiéis colocavam no Buda faixas de cetim amarelo. Mesmo sem sermos conhecedores da religião budista, esta cerimônia nos envolveu em uma tranquilidade e paz inesquecível.


Cerimônia Budista... vale muito a pena ver.

Wat Chai Watthanaram


A próxima parada do dia foi o Wat Chai Watthanaram, um dos templos mais populares e visitados de Ayutthaya.




O templo Wat Chai Watthanaram, que siginifica algo como “O Mosteiro do Templo Vitorioso e Próspero”, foi construído entre 1630 e 1650 pelo Rei Prasat Thong – em memória a sua mãe adotiva e também para comemorar sua coroação. O templo era utilizado para realizar cerimônias reais e também cremações de pessoas ligadas a família real.







Este templo é repleto de significados – para cada lugar que você olhe existe algo simbolizando alguma coisa.







A torre central do templo é a Phra Prang Prathan e tem 35 metros de altura, construída no estilo Khmer (cambojano) – ela simboliza a lendária montanha budista Meru (Phra Men).







Ao redor da torre central existem quatro prangs menores, que representam os quatro continentes onde os seres humanos vivem – de acordo com a cosmologia budista. O pátio ao redor dessa área central representa os sete oceanos e, fechando esta área, existe um muro – simbolizando as paredes de cristal do mundo, também na tradição budista.







As prangs menores, mais externas, são interligadas por galerias que abrigam muitas imagens de Buda – quase todas decapitadas pelos birmaneses na invasão 1767.







Esse templo foi praticamente destruído na guerra e permaneceu em ruínas por quase séculos – até que foi restaurado pelo Governo da Tailândia, em 1992.


Wat Lokkayasutharam


A nossa próxima parada foi Wat Lokkayasutharam






O principal motivo para visitar esse templo é o Phra Bhuddhasaiyart – o maior Buda reclinado de Ayutthaya, ou o Buda do Street Fighter (Isso mesmo, o jogo). Essa imagem do Buddha tem 37 metros de comprimento e 8 metro de altura.


Hadouken


Atrás desse Buda você pode ver as ruínas do tempo. Já em frente a imagem, do outro lado da rua, ficam algumas lojinhas de suvenirs.


Wat Phra Si Sanphet


O templo é composto por três grandes Chedis. Ele nunca chegou a abrigar monges, sendo utilizado apenas para cerimônias reais e para o armazenamento das relíquias reais.







As chedis guardam as cinzas de três reis do passado: o Rei Trailok, o Rei Borom Ratchathirat III e o Rei Rama Thibodi II, além de guardar também as relíquias de Buda.







As árvores ao redor das chedis dão ao lugar um clima super especial. Você não escuta nada por ali além do canto dos pássaros.




O Elefantes aqui não são tão bem tratados como em Chiang Mai... uma pena.


Para visitar este templo você também precisa pagar a entrada, bem baratinha.


Wat Phra Ram


Quando voltamos ao tuk-tuk o motorista nos mostrou que o próximo templo ficava logo ali, do outro lado da rua. 






Este templo começou a ser construído pelo Rei Ramesuan, no local da cremação do seu pai – o Rei Uthong. Segundo a história, o reinado de Ramesuan não durou mais de um ano, então o templo só foi concluído no decorrer dos reinados sucessores ao dele.






Este templo já foi restaurado algumas vezes ao longo do tempo e com certeza vale a visita – eu achei o lugar lindo.


Wat Mahathat


O último templo do passeio, Wat Mahathat, é o lugar mais famoso de Ayutthaya entre os turistas, por causa da cabeça do Buda entre as raízes de uma árvore.. Você provavelmente já deve ter visto uma fotografia desta cabeça de Buda abraçada pelos galhos de uma árvore:








A árvore com a imagem do Buda fica logo na entrada no templo e é cercada por uma corda que delimita o espaço onde os viajantes podem ficar. Disputar uma foto por ali é tarefa complicada – todo mundo quer chegar perto e fotografar a cabeça do Buda.


A famosa cabeça. 



Passear pelo resto das ruínas é uma ótima pedida. muitas pessoas vão lá e tiram fotos da cabeça do buda e vão embora e perdem a beleza do resto do local. Você sente muita tristeza ao ver as imagens decapitadas.






















A entrada nesse templo também é paga, mas bem barato.

Voltando para Bangkok



Depois desse templo, nosso motorista nos indicou um restaurante super legalzinho, onde comemos e nos preparamos para voltar para Bangkok, encarando o trem, desta vez só havia passagem em uma classe piorzinha, mas foi tranquilo.





Estação de Ayutthaya

Ao longo do caminho para Bangkok, meninos brincam na linha do trem.

Para lembrarmos que a pobreza ainda é muito grande na Tailândia.

Estação Central de Bangkok.


Espero que tenham gostado, e até a próxima.







Nenhum comentário:

Postar um comentário