Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Bangkok - Gran Palace, Wat Pho e Wat Arun



Em nosso segundo dia em Bangkok fomos conhecer alguns dos principais templos da cidade. É bem tranquilo conhecer todas essas atrações por conta própria, principalmente se você estiver próximo à Khao San Road, como no nosso caso.




Gran Palace


O Grand Palace é sem dúvida um dos lugares mais importantes e visitados de Bangkok, e põe visitado nisso, pricipalmente pelos Chineses, que estão invadindo a Tailândia.

O Grand Palace já foi a residência da família real da Tailândia por cerca de 150 anos, tendo sido construído no século XVIII, a pedido do rei Rama I, e está localizado dentro de um grande complexo murado, ao lado do rio Chao Phraya, tudo foi pensado para a proteção da família real. Desde 1925 o Grand Palace não é mais a residência oficial do rei, embora ainda seja utilizado para cerimônias oficiais e religiosas.

No nosso caso, estava ocorrendo uma das muitas cerimônias religiosas referentes à morte do Rei e o acesso a algumas partes estava limitado à autoridades e cidadãos Tailandeses.

Fomos a pé, já que o Grand Palace fica a apenas alguns minutos da rua em que ficamos hospedado em Bangkok e que é colada com a Khao San. Devido à cerimônia que falei, muitas ruas estavam fechados, mas conseguimos chegar.

Se você não quiser ir a pé, ou estiver muito distante, é bom saber sobre os famosos golpes que motoristas de taxi e tuk-tuk costumam aplicar em Bangkok. Eles tentam te convencer, a todo custo, de que o Grand Palace está fechado, etc. Eles tentam te falar isso para te levar para outro lugar, para eles ganharem uma comissão... isso é muito manjado em Bangkok… Não caia nessa!!

Depois de muito rodar chegamos ao Grand Palace, que estava aberto, mas com algumas áreas com acesso restrito, fomos “gentilmente” parados por um soldado do exército que nos informou que minha esposa teria que alugar uma camisa, pois, segundo ele, estaria com os ombros à mostra Para entrar no Grand Palaca, o uso de calça é obrigatório para homens e ombros cobertos para as mulheres.


Entrada do Grand Palace.


Você é encaminhado ao um local onde, na verdade, você só deixa uma quantia em dinheiro lá e depois que devolver a calça pode pegar sua grana.

Cabe lembrar que em Bangkok faz MUITO calor, então pode ser vantagem alugar alguma coisa por lá.

Lá dentro é MUITO cheio, principalmente de chineses, e pra completar, estava ocorrendo a tal cerimônia, então... Isso dificulta um pouco sua visita, principalmente para as fotos, mas ainda assim vale muito a visita. O local é lindo.




Alguns prédios estavam em manutenção.



Apesar da grandiosidade, você deve se ater também aos detalhes.







Nem estava cheio lá atrás... SQN





Fazer uma foto sem um monte de gente lá atrás é quase impossível.




Lá também fica o Wat Phra Kaew, que é o Templo do Buda de Esmeralda – ao lado do Grand Palace. Esse é considerado o templo mais sagrado da Tailândia… E como em vários outros templos, as fotos no interior são proibidas.  Infelizmente, nem ir lá dentro nós pudemos, pois o local estava com acesso apenas para autoridades e tailandeses devido a tal cerimônia.




Já quase no final tem um prédio dedicado à Rainha. Fotos só da entrada. Vale a visita.

Amiguinho que encontramos na saída.

Wat Pho - Templo do Buda Reclinado.


Este templo fica a uma distância não muito grande do Palácio real e é a segunda parada obrigatória de Bangkok, o templo que abriga o Buda deitado.

O Buda deitado é uma estátua gigantesca, coberta de ouro (mas não toda de ouro). Ela sedia uma série de rituais budistas , tem 43 metros de comprimento por 15 metros de altura, segundo o wikipedia.


É tão grande que não sai em apenas uma foto.


Pra variar, cheio.





Apenas para se ter uma noção do tamanho, estes são os pés.


"Alugue" umas moedinhas para colocar nesses potes. Tradição budista.


O templo do Buda deitado é parte de um complexo de templos menor do que o palácio real, e vale muito a pena após a visita ao Buda em si, reservar um tempo para dar um passeio por eles. Há muitas orações e monges passando pelo local.

Complexo de templos.




Templo dentro do complexo do What Po.



É possível ver muitos monges pelo complexo.

Cerimônia com crianças.


Belo jardim dentro do complexo.





Wat Arun - Templo do Amanhecer
 

O famoso Templo do Amanhecer fica aberto diariamente das 08:30 às 17:30.

Quando fomos ele estava em obras, então não era permitido o acesso a todos os locais. Por isso, nem pagamos para entrar no templo em si, mas mesmo assim, vale a visita.


Para chegar lá, pegamos a balsa no Tha Tien Pier, perto do Wat Pho, e cruzamos o Chao Phraya. Poucos minutos navegando e pronto – estamos em frente ao Wat Arun.


Vista do Wat Arun do Rio Chao Phraya.


A história do Wat Arun está ligada à história de Bangkok. Quando Ayutthaya, que era a maior cidade do mundo no século 18, foi destruída pelos exércitos da Birmânia, em 1767, a Tailândia – na época chamada de Reino de Sião – precisou de uma nova capital. A escolhida foi Bangkok.

O Wat Arun, às margens do rio Chao Phraya,  já existia nessa época, mas não na forma e nem no nome atual. Ao longo os séculos, o templo chegou ao formato que tem hoje, muito graças ao Rei King Taksin, que decidiu reformar o templo depois de passar por lá durante um amanhecer.

As torres do Wat Arun são decoradas com conchas e porcelana colorida, produtos que eram usados como lastro por barcos que faziam a viagem entre a Tailândia e a China. A maior das torres tem cerca de 80 metros, enquanto as quatro torres ao redor dela chegam aos 60 metros de altura. Estátuas de macacos e outros seres completam a decoração do templo, muitas deles na base das torres.







Entrada do templo.


em volta do templo temos belos jardins.

Khao San Rd



Voltamos para o Hotel após esse tour pela cidade, descansamos um pouco e fomos conhecer a tão famosa noite na Khaosan Road.

Se você já assistiu a “Se Beber Não Case 2” ou “A Praia”, certamente tem aquela imagem de uma Bangkok caótica e maluca na cabeça e um desses lugares é a Khaosan Road ( ถนนข้าวสาร), uma pequena rua que é um dos lugares mais famosos da capital da Tailândia.

Mais que “centro do universo mochileiro”, como descreve o livro “A Praia”, a Khaosan é um destino interessante para todo tipo de viajante. Local de viver a noite agitada, provar a incrível comida de rua e achar todo tipo de quinquilharia falsificada.

Durante o dia, as calçadas e boa parte da Khaosan Road são tomadas por camelôs que vendem de tudo e encobrem as portas de lojas e bares.

Quando a tarde cai, as barracas dão lugar às mesas dos diversos bares com cerveja e música alta.

A Khaosan Road é lugar de ver aquela Tailândia estereotipada, mas que não deixa de ser super divertida. Tatuagens,  insetos para comer, massagem com peixes que comem sua “pele morta” (fish massage), jovens bêbados com sentimento de “aqui posso fazer de tudo”.


Uma fish massage.



Agitação.


Durante nossa passagem por ali, aproveitei para provar uma “iguaria” local: Escorpião... Basicamente carne bem passada com um molho que eles colocam (prefiro nem saber o que tem nesse molho), nada de mais.


Vai um escorpião ai???

Muitas "iguarias".


Bem é isso, espero que tenham gostado das fotos. Até nosso próximo post.







Nenhum comentário:

Postar um comentário