Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Rota das Emoções - Jericoacoara/CE




Após uma longa pausa para a Copa, finalmente volto a postar por aqui.

Dando continuidade à nossa viagem, chegamos a Jericoacoara, no estado do Ceará.



Bem, saímos de Parnaíba/PI e fomos de ônibus até Camocim, já no Estado do Ceará. Lá tivemos uma das poucas surpresas negativas desta viagem. Para o trecho entre Camocim e Jeri há opção mais simples que é pegar um ônibus e uma Jardineira e há a possibilidade de juntar uma galera e rachar um Buggy, já fazendo o passeio até Jeri.

Conseguimos uma galera e um taxista encheu nosso saco e nos convenceu a irmos até uma Buggeiro. Fechamos o "passeio" e.... caiu um pé d'água!!! Somado a isso, a imensa má vontade do nosso "guia" (Jean Carlo o nome dele, evitem) e a galera que estava conosco... melhor esquecer, mas valeu pela experiência. Fica a dica. muito cuidado!!!

Caminho entre Camocim e Jeri - travessia de balsa.

Enfim, chegamos na Pousada Tirol nos alojamos, tomamos um belo banho, fechamos uma passeio para o dia seguinte e saímos para nos ambientar ao local... cervejinha, passeio romântico, etc.

Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias estendem-se por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.
Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro.

Apesar do turismo, ainda é possível ver os pescadores que deram origem à vila.


Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado? 

Apesar do turismo, ainda é possível ver os pescadores que deram origem à vila.

Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário - só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes. areia muito branca... As lagoas ficam lado a lado.

No dia seguinte, pela manhã nosso bugueiro chegou (Noca) e fomos em grupo com mais dois hospedes da Pousada, a Connie (nascida em hong Kong que vive na Austrália) e o Flávio (de São Paulo)... que diferença do dia anterior, guia mais do que atencioso e nossos dois novos amigos fantásticos (a amizade ainda se mantém graças ao bom e velho Facebook...).
Começamos o passeio pela Pedra Furada.

Pedra Furada

A formação rochosa que se tornou símbolo de Jericoacoara. O Guia nos deixa em uma praia e de lá temos que caminhar até chegar à Pedra Furada. Não é fácil, mas com certeza é inesquecível. 

Praia no caminho para Pedra Furada.

As vezes o caminho é tomado por Pedras, mas vale a pena.

Uma obra natural que atrai o ano inteiro milhares de pessoas de todos os lugares do mundo, se tornando o cartão postal mais conhecido de Jericoacoara. 


Depois demos uma paradinha na Árvore da Preguiça.

Árvore da Preguiça... bem, acho que fica claro o porque do nome.

Lagoa Azul 

As lagoas,  são as melhores "praias" de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. 

Lagoa Azul

Vista da Lagoa Azul

Lagoa do Paraíso

Sem dúvida um dos lugares mais bonitos de todo o passeio. Chegando neste local sem dúvida você vai concordar com o nome dado a esta lagoa: Lagoa do Paraíso. Aqui você vai ter geralmente duas a três horas para poder apreciar um visual simplesmente fantástico e um banho inesquecível...

Você é recebido por este visual quando chega... tá ruim???




Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região - considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos - conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. 



Jangadas e pranchas de windsurf dividem o espaço em perfeita harmonia.

Praticante de Kitesurf.
Windsurfista aproveitando o vento e o visual prefeito.



Duna do Por do Sol

De volta a jeri, fomos para outro famoso Cartão Postal, a Duna do Por do Sol. 

Duna do Por do Sol

Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Infelizmente não conseguimos ver aquele Por do Sol, mas mesmo assim é um espetáculo fascinante, vale MUITO a pena.

Praticante de Standup, aproveitando o fim da tarde.

Entardecer na Praia de Jericoacoara.

O mais próximo de "Por do Sol" que chegamos.

Entardecer na praia de Jericoacoara.

Nós não vimos o Por do Sol, mas nosso amigo Flávio pegou e nos enviou esta foto... valeu Flávio!!!

Jericoacoara é muito frequentada pelos praticantes de esportes náuticos.

Praticantes de Kitesurf.


Surfista, aproveitando o mar em Jericoacoara.

Depois do Por do Sol, a vila vira festa. Soubemos do Forró do Restaurante da Dona Amélia, fomo pra lá com nossos novos amigos e lá encontramos o Renato e o Cristian nossos amigos do Paraná e de Barcelona (Espanha) e que conhecemos em Tutóia/MA.
Forrozinho gostoso, bem no clima de Jeri.










Nosso último dia começou com uma chuvarada e depois que a chuva parou fomos com o Flávio dar uma volta na Praia... e olha só o que Jeri nos reservou:

Praia central de Jericoacoara, após a chuva... um espelho maravilhoso para quem gosta de tirar umas fotos.

Futebol na Praia central de Jericoacoara, após a chuva.







































Bem, tivemos que partir para Fortaleza, fizemos novos e duradouros amigos, conhecemos um lugar simplesmente fantástico e ficamos com aquela sensação de voltaremos em breve.
Este post é apenas um resumo do que curtimos e fizemos por lá. Minha dica, se for ao Ceará, por favor, conheça Jericoacoara, acredite, dá um certo trabalho, mas vale MUITO.

Este desenho, encontrado em uma mureta na vila mostra bem o clima de Jeri... sorria e curta muito o lugar.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Links:















Nenhum comentário:

Postar um comentário