Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Rota das Emoções - Piauí




Enfim, após nossa despedida do Estado do Maranhão, chegamos ao segundo Estado da nossa viagem.
Nossa programação estava apertada no Piauí, mas novamente uma daquelas boas surpresas aconteceu.





Estatueta localizada na pousada Porto das Barcas
Conhecemos na pousada de Tutóia/MA, o Ricardo, um paulista/paranaense e o Cris (acho que era esse o nome), um espanhol de Barcelona, e ai conseguimos rachar um táxi.
Assim chegamos bem mais cedo em Parnaíba, já conseguimos pegar nossa passagem para no dia seguinte irmos para Camocim/CE. Chegamos na Pousada e resolvemos "desbravar" o Piauí nesse dia corrido.
Descobrimos que tinha como chegarmos a Luis Correia, um município vizinho de Paranaíba e que tem uma praia muito frequentada pelo pessoal de Parnaíba, e com uma vantagem, apenas uma ônibus para chegar lá.
Não foi tão fácil achar o tal ônibus, mas por fim chegamos no ponto final (fica em frente ao "troca troca" ali pelo centro). Busão por R$2,50 e fomos para a praia de Atalaia, em Luis Correia.



Praia de Atalaia (Luis Correia)

Repleta de praias de  águas mornas e claras, algumas amplamente urbanizadas, como a Praia de Atalaia, point dos turistas, as praias tranquilas, antiga vila de pescadores, como a Praia do Coqueiro, assim é conhecida Luís Correia, que abriga a maior e mais bonita parte do estreito litoral do Piauí.
Localizada próxima ao centro de Luis Correia, a Praia de Atalaia é a mais procurada nas férias e finais de semana. Conta com uma orla urbanizada e vários restaurantes ao longo da praia.

Praia de Atalaia, em Luis Correia/PI

A praia é bem estruturada, tem vários Quiosques e fica bem cheia nos finais de semana, pois é frequentada pelo pessoal de Paranaíba.
Ficamos na Barraca do Carlitos e descobrimos que estava rolando uma etapa do campeonato local de Surf.
Estava rolando uma etapa do campeonato local de Surf.


Competidor local


Eram vários os surfistas na praia



Após bebermos algumas geladas e comermos alguma coisa, fomos dar uma volta e descobrimos um pessoal praticando Kitesurf.

O vento forte e constante atrai os praticantes do Kitesurf


Proporcionando um espetáculo a parte

  Praticantes de Kitesurf
Voltamos para Parnaíba e fomos dar um passeio pelo Porto das Barcas.

Porto das Barcas, Parnaíba

A origem da Cidade de Parnaíba está diretamente ligada à localidade do Porto das Barcas. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel.

Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha.

O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local da Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas (devido à grande movimentação de embarcações), que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila.
Antigo guindaste, utilizado no Porto em seus primórdios


Em 1761 foi criada a Vila de São João da Parnaíba, posteriormente transferido do lugar Testa Branca, primeira sede, para o Porto das Barcas. O Porto, marco da fundação da cidade, continuou a desempenhar papel preponderante na economia da região, sendo construídos imensos armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Por volta de 1940, com a queda dos preços da cera de carnaúba e do babaçu no mercado internacional, começou a decadência da exportação para o mercado externo. O advento das rodovias levou a cidade de Parnaíba a uma posição de isolamento, devido ao enfraquecimento da navegabilidade do rio Parnaíba. A restauração do Porto das Barcas contribuiu para fazer reviver os bons tempos de sua movimentação. Onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de área de lazer e turística.

Hoje o porto das Barcas é um point onde se localizam vários bares, restaurantes, lojas de artesanato e empresas de turismo



Restaurante no Porto das Barcas

A noite ainda conseguimos curtir um pouquinho a noite no Porto das Barcas. Demos uma volta e fomos para um restaurante curtir uma musica ao vivo e tivemos uma das melhoras surpresas de toda a viagem.




 Maria Luiza dando um show, uma grande surpresa da viagem. Inesquecível.


Infelizmente ficamos pouso tempo no Piauí, mas conseguimos conhecer o seu litoral. Quem sabe unm dia voltamos, desta vez com mais tempo para fazermos o Delta por Parnaíba, que é diferente do que fizemos, por Tutóia. No dia seguinte, acordar bem cedo para irmos para Camocim/CE.



LINKS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário