Enfim, após nossa despedida do Estado do Maranhão, chegamos ao segundo Estado da nossa viagem.
Nossa programação estava apertada no Piauí, mas novamente uma daquelas boas surpresas aconteceu.
Estatueta localizada na pousada Porto das Barcas |
Assim chegamos bem mais
cedo em Parnaíba, já conseguimos pegar nossa passagem para no dia
seguinte irmos para Camocim/CE. Chegamos na Pousada e resolvemos
"desbravar" o Piauí nesse dia corrido.
Descobrimos que tinha como
chegarmos a Luis Correia, um município vizinho de Paranaíba e que tem
uma praia muito frequentada pelo pessoal de Parnaíba, e com uma
vantagem, apenas uma ônibus para chegar lá.
Não foi tão fácil
achar o tal ônibus, mas por fim chegamos no ponto final (fica em frente
ao "troca troca" ali pelo centro). Busão por R$2,50 e fomos para a praia
de Atalaia, em Luis Correia.
Praia de Atalaia (Luis Correia)
Repleta
de praias de águas mornas e claras, algumas amplamente urbanizadas,
como a Praia de Atalaia, point dos turistas, as praias tranquilas, antiga
vila de pescadores, como a Praia do Coqueiro, assim é conhecida Luís
Correia, que abriga a maior e mais bonita parte do estreito litoral do
Piauí.
Localizada próxima ao centro de Luis Correia, a Praia de
Atalaia é a mais procurada nas férias e finais de semana. Conta com uma
orla urbanizada e vários restaurantes ao longo da praia.
A praia é bem estruturada, tem vários Quiosques e fica bem cheia nos finais de semana, pois é frequentada pelo pessoal de Paranaíba.
Estava rolando uma etapa do campeonato local de Surf. |
Competidor local |
Eram vários os surfistas na praia |
O vento forte e constante atrai os praticantes do Kitesurf |
Proporcionando um espetáculo a parte |
Praticantes de Kitesurf
Voltamos para Parnaíba e fomos dar um passeio pelo Porto das Barcas.
Porto das Barcas, Parnaíba
A
origem da Cidade de Parnaíba está diretamente ligada à localidade do
Porto das Barcas. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio
Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha
Grande de Santa Isabel.
Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha.
O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local da Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas (devido à grande movimentação de embarcações), que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila.
Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha.
O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local da Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas (devido à grande movimentação de embarcações), que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila.
Antigo guindaste, utilizado no Porto em seus primórdios |
Em 1761 foi criada a Vila de São João da Parnaíba, posteriormente transferido do lugar Testa Branca, primeira sede, para o Porto das Barcas. O Porto, marco da fundação da cidade, continuou a desempenhar papel preponderante na economia da região, sendo construídos imensos armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Por volta de 1940, com a queda dos preços da cera de carnaúba e do babaçu no mercado internacional, começou a decadência da exportação para o mercado externo. O advento das rodovias levou a cidade de Parnaíba a uma posição de isolamento, devido ao enfraquecimento da navegabilidade do rio Parnaíba. A restauração do Porto das Barcas contribuiu para fazer reviver os bons tempos de sua movimentação. Onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de área de lazer e turística.
Hoje o porto das Barcas é um point onde se localizam vários bares, restaurantes, lojas de artesanato e empresas de turismo |
Restaurante no Porto das Barcas |
A noite ainda conseguimos curtir um pouquinho a noite no Porto das Barcas. Demos uma volta e fomos para um restaurante curtir uma musica ao vivo e tivemos uma das melhoras surpresas de toda a viagem.
Maria Luiza dando um show, uma grande surpresa da viagem. Inesquecível.
Infelizmente ficamos pouso tempo no Piauí, mas conseguimos conhecer o seu litoral. Quem sabe unm dia voltamos, desta vez com mais tempo para fazermos o Delta por Parnaíba, que é diferente do que fizemos, por Tutóia. No dia seguinte, acordar bem cedo para irmos para Camocim/CE.
LINKS:
Luis Correia - http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/piaui/luis-correia/
Praia de Atalaia - http://www.luiscorreia.blog.br/p/praia-de-atalaia.html
Pontos Turísticos de Parnaíba - http://parnaiba.pi.gov.br/phb/pontos-turisticos
Parnaíba (Wikipedia) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Parna%C3%ADba
Porto das Barcas - http://magalhaesdealmeida.br.tripod.com/id4.html
História de Parnaíba - http://www.parnaiba.pi.gov.br/nphb/index.php?option=com_content&view=article&id=34&Itemid=42
Praia de Atalaia - http://www.luiscorreia.blog.br/p/praia-de-atalaia.html
Pontos Turísticos de Parnaíba - http://parnaiba.pi.gov.br/phb/pontos-turisticos
Parnaíba (Wikipedia) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Parna%C3%ADba
Porto das Barcas - http://magalhaesdealmeida.br.tripod.com/id4.html
História de Parnaíba - http://www.parnaiba.pi.gov.br/nphb/index.php?option=com_content&view=article&id=34&Itemid=42
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