Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

terça-feira, 13 de maio de 2014

Rota das Emoções - Barrerinhas - O Rio Preguiças

Continuando nossa jornada pelo nordeste, saímos de Atins as 5h, rumo a Barreirinhas

Vivemos na pele como é o dia a dia daquela população. Embarcamos em um "carro de linha" e lá pelas tantas, depois de muito "arrudeio" o carro da nossa frente enguiçou no meio de uma poça/lagoa... resultado, desce todo mundo para desatolar o carro, que quebrou, depois disso apenas o nosso carro seguiu viagem, e muita gente perdeu seus compromissos - é assim a vida desse povo sofrido, transportado quase como bichos e sempre sujeitos a estes "imprevistos" - Seguimos com muito mais "arrudeio" até finalmente chegarmos em Barreirinhas.


Mal chegamos e já fomos fazer o passeio de voadeira pelo Rio Preguiças.


O rio Preguiças é a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade, meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos, cerca a cidade de Barreirinhas, sendo admirado pelos visitantes e amado pela população local. O nome “preguiças” tem sua origem, segundo o relato dos moradores mais antigos, por conta da presença de muitos bichos preguiças que habitavam as matas das margens do rio há muitos anos atrás e por suas águas mansas e tranqüilas correrem preguiçosamente ao sabor das correntes vazante e enchente. O Rio Preguiças nasce no povoado Barra da Campineira, no município de Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.
Margem do Rio Preguiças

O passeio pelo Rio Preguiças é feito de lancha rápida (voadeiras) até a foz do Rio Preguiça, passando pela região dos Pequenos Lençóis, visitando o Farol de Mandacaru, com subida e vista da barra do Rio e área dos Grandes Lençóis. O almoço é em Caburé, onde é possível ir até à praia de mar. Há ainda a visita aos pequenos Lençóis, durante a parada em Vassouras. 





Praia de Caburé 

Nossa primeira parada foi na praia de Caburé, que costuma receber um grande número de visitantes, que aproveitam para descansar nessa praia. Conta com uma boa faixa de areia clara e fofa, localizada entre o Rio e o Mar. O lugar possui alguma infraestrutura, com bares e restaurantes que servem petiscos e bebidas, provenientes de uma vila simples de pescadores. É uma boa opção para um agradável dia na praia.

Paisagem bucólica da Praia de Caburé

Nossa recepção

"Um bom lugar pra relaxar..."

Mandacaru

É uma vila de pescadores bela e bucólica, possui um farol de 35 metros de altura de onde se descortina dezenas de quilômetros de dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros. O Farol das Preguiças (Conhecido como Farol de Mandacaru) foi construído em 1940, inaugurado em 1941 pelo então vice Almirante Morais Rego. São 160 degraus e uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças, Lençóis Maranhenses e manguezais.
Farol Preguiças
                                                                              

Vista do Farol

Assim que se chega a Mandacaru somos recepcionados por grupos de crianças que nos recepcionam com música em troca de uns trocados. Se por um lado é bonito ver as crianças cantando, por outro é triste saber que elas fazem aquilo para conseguir uns poucos trocados para ajudar no orçamento... mais uma vez a triste realidade brasileira se mostrando!!!




Vassouras

 
Margem do Rio Preguiças em Vassouras

Morador e Atração da Região

 

Um conjunto de dunas que na época das chuvas possui algumas lagoas. Existem duas áreas de acesso a Vassouras, em ambas existe uma pequena estrutura de alimentação e artesanato, além da visita de alguns macacos que habitam a região que aparecem aos turistas.

 






Alimentando os macacos




Vassouras fica mais ou menos a 30km de Barreirinhas. Logo que se desce da voadeira já se pode observar uma tenda de palha que vende bebidas, alguns petiscos e artesanato. Damos também logo de cara com os macacos que já acostumados a receber comida dos turistas se aproximam logo das pessoas e já criam o ambiente para registrar o momento com algumas fotos, o que eu nem gosto...
 





























Ao lado da tenda, existe um duna bem extensa e algumas lagoas que estão cheias dependendo do período de visita. Do alto da duna de Vassouras (que é uma ponta dos "Pequenos Lençóis"), voltado para sudoeste, avista-se o Rio Preguiças. Nós chegamos lá próximo ao horário do por do Sol, e óbvio tive que registrar o momento com "algumas" fotos.


O Sol nas Dunas
Por do Sol às margens do Rio Preguiças

Curtindo o Sol nas Dunas

Por do Sol nas Dunas

Voltando para Barreirinhas ao anoitecer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Links e Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário