Rota das Emoções - Atins...There's a natural mystic blowing through the air...
Após nossa estada em Santo Amaro, partimos para Atins, um local especial que possui um astral fantástico, onde você pode caminhar na praia a noite iluminado apenas pela luz do luar e curtir a vibe do local.
Bob Marley & The Wailers - Natural Mystic (Live)
ATINS
Na margem esquerda da Barra ao lado de Mandacaru mas já na foz do Rio Preguiças está Atins, uma pequena vila de pescadores na confluência entre o rio e o mar.
Barcos de Pescadores na Praia de Atins
Barcos de Pescadores na Praia de Atins
Banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio Preguiças, Atins é uma vila de pescadores que é a entrada leste para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui, a rusticidade misturada à bela paisagem parece dar outro ritmo aos dias.
Para aproveitarmos bem esta rusticidade, ficamos na Pousada da Tia Rita, uma moradora local que transformou sua casa em Pousada. Vale pela hospedagem e pelo papo com ela e com o seu marido, o Seu Pedro.
Bar do Buna, local estava fechado, mas conhecemos os "moradores"
Atins fica exatamente em uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que se pode alcançar numa caminhada de hora e meia.
Dunas próximas a Atins
Ao longe o Canto do Atins
Que tal uma cachoeira a beira mar?
Os mais corajosos podem chegar até Queimada dos Britos, no coração do Parque Nacional em seis horas de caminhada, passando pela foz do Rio Negro e pelo Bonzinho, ponto que em época de cheia presenteia os viajantes com uma linda cachoeira a beira mar.
É algo inusitado ver uma cachoeira na praia.
OS GUARÁS
Seu Pedro, marido da Tia Rita, nos levando para ver os Guarás
Exatamente onde as águas do rio encontram o mar, a partir de Atins, se pode ver na outra margem a Ponta da Brasília, o extremo da faixa de terra que começa pouca antes do Caburé e onde, com um pouco de sorte, você poderá apreciar ao entardecer a chegada de bandos de pássaros vermelhos, são os guarás voltando para seus ninhos e se acomodando para passarem a noite na copa das árvores.
Visual à beira do Rio Preguiças.
Visual à beira do Rio Preguiças.
Visual à beira do Rio Preguiças.
Visual à beira do Rio Preguiças.
Depois de um longo tempo, os Guarás.
Por do Sol no rio Preguiças.
OS FAMOSOS CAMARÕES
O Camarão do Antônio
Do outro lado do Atins, na Ponta do Mangue ficam o Restaurante da Luzia e o Restaurante do Antônio (irmão da Luzia), parada obrigatória para saborear o delicioso camarão grelhado que só eles sabem preparar. Nem adianta perguntar a receita porque esse é um assunto que preferem nem comentar... é Segredo de Estado. Acabamos indo no Restaurante do Antônio.
Vista da Praia do Atins, no caminho para o Canto do Atins
Caminhando pela Praia
Praia do Atins
E assim começa um novo dia no vilarejo.
COMO CHEGAR A partir de Barreirinhas, alugue uma lancha em uma das agências de turismo (1h30 de viagem). Por terra, o melhor é fretar um veículo 4x4 (duas horas) ou pegar os jipes de linha, normalmente estacionados em frente à feira do Centro, na rua Coronel Godinho. É possivel também fazer a travessia de Santro Amaro do maranhão para Atins, a pé, sempre com a ajuda de guias locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário