Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quarta-feira, 14 de março de 2018

Fernando de Noronha - Despedida e Vila dos Remédios



Infelizmente, chegou nosso último post em Noronha (por enquanto, talvez). Visitamos o "Centro" de Fernando de Noronha, a Vila dos Remédios.





O Conjunto Histórico do arquipélago de Fernando de Noronha foi tombado e reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 22/06/2017. A decisão foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do órgão, em Brasília.

Fazem parte do Conjunto Histórico do Arquipélago de Fernando de Noronha o Sistema Fortificado, composto pelos fortins de Santo Antônio, de Nossa Senhora da Conceição, de São Pedro do Boldró e o Reduto de Santana; o Conjunto Urbano da Vila dos Remédios, incluindo a vila ou colônia prisional e o centro urbano do povoamento da ilha; além dos seguintes bens isolados: a Vila da Quixabá, a capela de São Pedro dos Pescadores, o prédio da Air France e um testemunho da presença Americana na Ilha (“iglu” da Vila dos Americanos).

As construções histórias preservadas da Vila dos Remédios fazem o principal núcleo urbano da ilha parecer um cenário. O centrinho cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios




A vila abriga ainda a sede da administração da ilha – o Palácio de São Miguel -; as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida pelos portugueses no século 18; e o Memorial Noronhense (Espaço Cultural Américo Vespúcio), com reproduções de fotos antigas e textos que narram a história da ilha e explicam sua geografia e formação.

Palácio de São Miguel



Olha que visual lá do Forte. 



Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios

O Memorial Noronhense-Espaço Cultural Américo Vespúcio, está localizado na Vila dos Remédios. O lugar  proporciona uma viagem no tempo, literalmente. São 62 painéis, com cerca de 600 fotos. 


Memorial Noronhense-Espaço Cultural Américo Vespúcio 




Quem ai já viu um monóculo desses? 
Foto da vista através do Monóculo.








Depois desse passeio cultural, fizemos nosso Check-out e partimos para Natal (ode demos uma voltionha à noite) e depois, vôo com destino ao Rio de Janeiro... e se você acha que acabaram as belas vistas, não sabe de nada.


Noronha visto de cima... até breve.

E lá se vai mais um dia....

Ai chegamos em natal e temos essa visão na pista do aeroporto...

Praia dos Artistas, em Natal/RN.

Ponte estaiada, em Natal/RN


É isso ai, um até breve Noronha, um patrimonio do Brasil.


LINKS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário