Após visitar o Doi Suthep e o Zoo de Chiang Mai, voltamos para a cidade... tinhamos uma parte da tarde livre e fomos bater perna pelos Templos da Cidade Murada.
Você pode não ser religioso, não entender nada de budismo. Mas não dá pra simplesmente ignorar os templos lindos dessa cidade. Já que é impossível conhecer todos, fomos conhecer alguns deles.
Wat Chiang Mun
É o templo mais antigo da cidade, tendo sido construído em 1297. Abriga duas estátuas de Buda que os fiéis acreditam ter poderes. A primeira, Phra SaeTang Khamani, é feita de cristal, data do ano de 200 e possui somente 10 centímetros de altura. Acredita-se que ela proteja a cidade de desastres.
Wat Umong Mahathera Chan
Wat Maha Thera Chan é um templo no centro de Chiang Mai. O stupa contém um nicho onde os monges costumavam meditar, chamado caverna do monge. Passamos rapidinho por ele.
Wat Chai Phra kiat
Wat Chai Phra Kiat é um pequeno templo na Cidade Velha em Chiang Mai, na Tailândia. Ao lado do edifício principal (viharn) você encontrará um Chedi dourado. Também passamos bem rapidinho por ele.
Wat Phra Sing
É um dos templos mais importantes de Chiang Mai, tendo sido nomeado pelo rei Rama VIII de Templo Real de Primeira Grandeza.
Fica no final da Rachadamnoen Road, a rua mais famosa da cidade e é a casa do Phra Buddha – que dá nome ao templo, uma importante estátua de Buda trazida do Sri Lanka há milênios atrás.
O templo foi construído em 1345 e possui vários anexos, mas a edificação mais importante é o Wihan Lai Kham, no qual se encontra a famosa estátua de Buda. Este é todo adornado de vermelho e dourado, com o interior bastante escuro, com somente a estátua iluminada. Suas paredes possuem murais antigos e importantes, mesmo estando um pouco mal conservados.
Wat Chedi Luang
Um belíssimo templo localizado no centro da Cidade Antiga. O que mais chama atenção nesse templo é a pagoda, que foi parcialmente destruída por um terremoto em 1545 (e restaurada em 1990).
Só chegamos no anoitecer, e isso, ao contrário do que pode se pensar, deixou o complexos de templos ainda mais bonito.
Em 1468, era aqui que ficava o famoso Buda de Esmeralda, que é a imagem mais importante de Buda na Tailândia – e que atualmente está no Wat Phra Kaew em Bangkok
O complexo foi construído em volta de uma stupa, construída em 1441, que hoje está em ruínas. A ruína é parcialmente original e parcialmente restaurada. Para ter uma ideia da dimensão da stupa, vale saber que sua base tem 54m de diâmetro.
Além da ruína, o complexo tem ainda um grande santuário, onde originalmente ficava o Buda de Esmeralda (que foi transferido para Bangkok) – hoje representado por uma réplica de jade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário