Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Petrópolis, a Cidade Imperial


Conhecem Petrópolis, a Cidade Imperial?  Localizada a poucos kms de distância do Rio de Janeiro, na Serra Fluminense, Petrópolis possui muitas belezas, museus, uma bela gastronomia e um clima muito agradável.





Já fomos várias vezes à Petrópolis e mostraremos aqui apenas algumas de suas muitas atrações. As informações abaixo foram extraídas do site oficial da Prefeitura de Petrópolis (http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/turismo.html).


Palácio de Cristal.


Localizado na Rua Alfredo Pachá, s/nº - Centro. Sua estrutura pré-moldada em ferro foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D’Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, que aconteciam em instalações provisórias no local. No Palácio, em abril de 1888, com a presença da Princesa Isabel foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em uma bela festa. 


Hoje recebe eventos culturais e exposições diversas.




Apresenta visitação guiada de terça a domingo, de 09h às 18h, entrada franca e apresentações de danças folclóricas alemãs, aos sábados, a partir de 15h. 

Cervejaria Bohêmia

Localizada na a antiga fábrica da Cervejaria Bohemia (Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro), de 1853, nos leva para uma viagem ao mundo da cerveja. Cheio de recursos tecnológicos, o roteiro de uma hora e meia (com direito a duas degustações) continua pelas salas do Mestre Cervejeiro, dos ingredientes, da alquimia, da transformação e do envase, e termina no  Estúdio Bohemia - onde dá para tirar fotos, criar postais e brincar com jogos eletrônicos. 




No Bar Bohemia há produtos da marca e petiscos e no Restaurante Bohemia algumas receitas têm a bebida como ingrediente. 


SESC Quitandinha-Palácio Quitandinha


Localizado na Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, 





Este imponente hotel foi construído a partir de 1941 pelo empreendedor mineiro Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Foi palco de inúmeros acontecimentos de destaque histórico. Externamente em estilo normando e internamente em estilo “rococó hollywoodiano”, foi decorado pela set designer Dorothy Draper. Adquirido pelo SESC Rio passou por reformas e está aberto à visitação.





Em frente temos o Lago Quitandinha, que nos brinda com sua belíssima paisagem. Sem dúvida um dos cartões postais de Petrópolis.






Museu Imperial


Uma das principais atrações de Petrópolis, fica localizado na Rua da Imperatriz, 220 – Centro. Possui visitação de terça a domingo, das 11h às 18h (bilheteria até às 17h30).



O Palácio tem estilo neoclássico, construído com recursos da dotação pessoal do Imperador Pedro II, que ali passava longas temporadas com sua família até a Proclamação da República, em 1889. 


Seu jardim foi planejado e executado por Jean Baptiste Binot, botânico e paisagista francês. 




Foi transformado em Museu, por decreto do presidente Getúlio Vargas, em 1940 e inaugurado em 1943. 




Possui significativo acervo de peças relativas ao período Imperial brasileiro, destacando-se como peça principal a coroa do Imperador Pedro II. 



Obs. As fotos são proibidas no interior do Museu e para entrar é preciso calçar um tipo de sapatilha para não danificar o piso.

Museu Casa de Santos Dumont


Localizado na Rua do Encanto, 22 – Centro, tem Visitação de terça a domingo de 9h às 17h30 (bilheteria até as 17h).  



Foi residência de verão de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, sendo conhecida como “A Encantada”. 



O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito. 




No Centro Cultural 14 bis, anexo à Casa, pode-se assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. 





Relógio de Flores


Localizado em frente ao prédio da Universidade Católica de Petrópolis - Campus BA (Rua Barão do Amazonas, s/nº - Centro). Foi Inaugurado em 1972 em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil. O prédio, do século XIX, sediou o Palace Hotel.



Praça da Liberdade

Situada no encontro da Av. Roberto Silveira, Av. Koeler, R. Dr. Nélson de Sá Earp e R. Barão de Amazonas – Centro. 

É a maior praça, em área, do Centro Histórico. O primeiro nome foi Largo Dom Afonso, mas foi denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas. 



Em 1914, passou por uma remodelação, contando então com ringue de patinação, plantio de árvores e canteiros de flores. Em 1964, a Praça passou por grande reforma e algumas características foram preservadas, como o coreto, as palmeiras imperiais e a ponte de madeira. É um dos principais pontos de lazer de Petrópolis para todas as idades.  


Palácio Rio Negro


Localizado na Av. Koeler, 255 – Centro, encnotra-se echado temporariamente para reformas.

Erguido em 1889 por  Manoel Gomes de Carvalho, o Barão do Rio Negro, rico produtor de café. A construção eclética é um projeto do engenheiro Antonio Januzzi. Possui escadaria e pisos em mármore, salões com piso forrado de parquet composto por madeiras nobres do Brasil com desenhos de grãos de café. 



Serviu de residência de verão a diversos presidentes da República, desde 1903, quando passou a pertencer ao Governo Federal. Em 2005, passou a ser administrado pelo IPHAN.


Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira)


Localizado na Avenida Koeler, 255 - Centro (atrás do Palácio Rio Negro) e possui visitação de quarta a sábado (13h30 às 17h) e entrada franca.



Conta exposição de acervo dos “pracinhas” petropolitanos que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Inaugurado em 1982, e desde 1996 no atual espaço, apresenta em três salas peças doadas pelos veteranos e por amigos do museu. Podem ser vistas 673 peças, entre fotos, objetos e documentos.


Catedral de São Pedro de Alcântara


Localizada na Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro, pode ser Visitada diariamente, de 8h às 18h (Horário sujeito a mudanças quando houver eventos religiosos). Entrada Franca



Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D`Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth).




Também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais pesam 2.400 kg cada.






Bem, essas são apenas algumas das atrações (Vejam mais em http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/turismo/atrativos-turisticos.html). 

Petrópolis é um lugar fantástico para conhecer, seja pelas atrações culturais, gastronomicas ou até mesmo para compras (Rua Tereza, e várias lojas) e merece sua visita.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.


LINKS:







Nenhum comentário:

Postar um comentário