Continuando nosso passeio pelo "Fim do Mundo", fomos para o Parque Nacional da Tierra del Fuego, que é um parque com uma área de 63.000 hectares situado a 12 km da cidade de Ushuaia. Apesar de sua vasta extensão, apenas 2.000 hectares estão aberto para visitação e o restante são de áreas restritas.
Entrada do parque |
Bem, nós fomos dois dias ao Parque. No primeiro dia pegamos um desses transfers, e fizemos a Senda Hito XXIV e depois fomos para a Baia Lapataia. Bem, marinheiros de primeira viagem em trilha com gelo, não tivemos tempo, e no segundo dia alugamos um carro e fomos de novo para o Parque, desta vez com maior autonimia e tempo. Valeu muito a pena e ai fomos finalmente para Lapataia.
Em nosso primeiro dia, o tempo estava bem fechado, inclusive com Chuva, já no segundo dia... bem, vejam as fotos.
Vista da Estrada do Parque. |
Falaremos de Lapataia no próximo post.
Senda Hito XXIV
No nosso primeiro dia fomos com o serviço de Vans. Ela nos deixou no restaurante Alakush, e de lá começamos nossa exploração.
Mapa do Parque na entrada do restaurante Alakush. |
Pode-se dizer que o Parque tem dois conjuntos de trilhas. O primeiro consiste de quatro trilhas mais longas e de maior dificuldade, numeradas de 1 a 4 (vide mapa abaixo). São elas:
(1) A Senda Pampa Alta: com 4,9 km e vista panorâmica para o Canal de Beagle e o vale do Rio Pipo;
(2) Senda Costera: caminhada de cerca de 8 km pela encosta marinha até o Lago Roca;
(3) Senda Hito XXIV: caminhada pela margem do Lago Roca até a divisa com o Chile, cada trecho de ida ou volta tem 3,5 km;
(4) Cerro Guanaco: de alta dificuldade, essa trilha percorre as margens do córrego Guanaco, tendo 4 km de extensão e sendo feita quase toda em subida;
Mapa distribuido no serviço de Van. |
O problema dessas trilhas é que elas ficam praticamente fechadas no inverno. As trilhas (1) e a (2) só são fechadas se as condições climáticas estiverem realmente bem adversas. Já as outras duas ficam realmente inacessíveis aos visitantes.
O Lago Roca também é chamado de Acigami. |
Vista do lago no primeiro dia (nublado). |
Vista do lago no segundo dia (com Sol)... que diferença. |
As águas do lago são muito limpas... mas bem geladas. |
Gavião dá um vôo rasante nas margens do Lago. |
No verão é tudo liberado e, pelo que lemos, é a época quando as cores e formas do Parque ficam mais bonitas. Como fomos no inverno, fizemos a Senda Hito XXIV, indo até a fronteira com o Chile.
Logo após o lago, inicia-se a Senda Hito XXIV. |
Várias Trilhas ficam fechadas no inverno. |
O visual ao longo da trilha é maravilhoso. |
Quase invadimos o Chile. |
O segundo conjunto é composto por 6 trilhas bem menores, de dificuldade bem pequena, e falaremos delas no próximo post.
Trem do Fim do Mundo
O Trem do Fim do Mundo é o trem construído em Ushuaia para transportar os presos até onde hoje está o Parque Nacional Tierra del Fuego. O propósito do deslocamento era levar os presos até os bosques para cortarem lenha para aquecer as casas de Ushuaia.
Embora o passeio seja muito bonito, o trajeto remete a um tempo em que os prisioneiros eram obrigados a trabalhar várias horas por dia, sob condições difíceis.
O passeio tem cerca de uma hora de duração em cada trecho e faz uma parada com desembarque ao longo do caminho, onde há uma queda d'água e muitas árvores.
Pelo que lemos sobre o passeio, preferimos não fazê-lo.
Espero que tenham gostado, e até o próximo post, quando mostraremos Lapataia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário