No nosso último dia na Ilha Grande em 2012 resolvemos dar um "pulinho" em Lopes Mendes, afinal de contas ela é considerada uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro, ai resolvemos ir lá conferir.
Localizada na costa oceânica, de frente para o Sul, com aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é tida, já a muitos décadas, como a mais famosa de toda a Ilha Grande. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propicio para ao surf, por isso é a praia onde este esporte é o mais praticado. É uma praia de pouca profundidade e a transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades.
Lopes Mendes já foi muito habitada pela
comunidade caiçara, quando a Colônia Penal de Dois Rios viveu o seu
auge, mas hoje é uma praia quase deserta com muita sombra natural das
amendoeiras que ficam em sua orla.
- A forma mais usada é por passeio de barco partindo de Abraão, os barcos deixam os turistas na praia do Pouso, de onde inicia uma trilha leve a T11 com 1 km, para atravessar em cerca de 20 – 30 minutos um morro e chegar a Lopes Mendes, do outro lado da Ilha;
- Para os que curtem uma caminhada mais longa podem caminhar em direção ao Farol de Castelhanos, trilha T12 e, ao chegar na proximidade da Praia da Aroeira, logo após a escola municipal, pegar a direita, uma encantadora estrada arenosa que também conduz a praia de Lopes Mendes, porém chegando na Capela, quase na extremidade da praia. Este percurso, demora entre 40 e 60 minutos;
- Pode também caminhar desde Abraão pela trilha T10, passando pela Praia Grande das Palmas e Praia dos Mangues. Percurso total de 6 km.
Mesmo depois da nossa caminhada a Dois Rios, resolvemos ir a pé, fazendo a trilha T10, valeu a pena.
Depois da sairmos de Abraão pegamos a trilha T10 e começamos a subir. Apesar de íngreme não é nenhum tormento, e o visual vale muito a pena.
Vista da Trilha T10, entre Abraão e Palmas. |
Cerca de uma hora de caminhada e chega-se a Praia de Palmas.
Vista da Praia de Palmas |
Praia de Palmas |
Um pouco mais de trilha e chega-se a Praia de Mangues.
Praia de Mangues |
Praia de Mangues |
Mais um pouco de caminhada e chegamos à Praia do Pouso, onde chegam os barcos vindos de Abraão. Dali pegamos a trilha T11 com 1 km e bem leve, para atravessar em cerca de 20 – 30 minutos um morro e chegar a Lopes Mendes, do outro lado da Ilha.
Chegando lá, é só curtir a praia e o visual.
Selvagem, Lopes Mendes surpreende pelo misto de tons verdes e azulados de sua água cristalina, pela vegetação cercada de amendoeiras e abricós, por sua areia que “canta” ao ser pisada, suas ondas perfeitas e, principalmente, por ser quase deserta.
Praia de Lopes Mendes e sua areia que “canta” ao ser pisada. |
Tomar um banho de mar depois da caminhada, uma bela pedida. |
Lopes Mendes surpreende pelo misto de tons verdes e azulados de sua água cristalina. |
Só que como tudo que é bom dura pouco, chega a hora de voltar, e como tínhamos de voltar para o Rio, começamos a nossa volta.
Como estávamos em cima da hora, decidimos fazer a volta para Abraão de barco, na Praia de Pouso.
Praia de Pouso, passagem obrigatória para Lopes Mendes, onde atracam os Barcos vindos da Vila do Abraão. |
A Praia do Pouso vista do barco a caminho da Vila do Abraão. |
Estamos indo de volta pra casa... |
Bem, pra finalizar a Barca estava lotada e não tinha passagem, tivemos que nos virar e pegar um barquinho bem mais ou menos que nos levou até Conceição de Jacareí... foi um perrengue, mas valeu a pena.
LINKS:
http://www.ilhagrande.com.br/praias/lopes-mendes/
http://www.ilhagrande.org/sys/s.ig?a=140&p=10
http://dilbertrj.blogspot.com.br/2014/01/ilha-grande-praia-dos-dois-rios-agosto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário