Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Fernando de Noronha - Trilha da Atalaia



Que tal fazer uma trilha passando por lugares lindos em Fernando de Noronha e com direito a mergulho em três piscinas Naturais ricas em fauna e flora marinha? Então embarque conosco nesse passeio.




A trilha da Atalaia é o único acesso por terra a alguns pontos do arquipélago de Fernando de Noronha, incluindo-se ai três piscinas naturais.

Mapa da Trilha. Fonte: http://muitaviagem.com.br/

Além de oferecer uma vista panorâmica do Mar de Fora e permitir alcançar piscinas naturais, como as da Praia da Atalaia, a trilha apresenta uma sequência de mirantes que são um convite à contemplação das belezas de Fernando de Noronha.



A trilha curta da Atalaia tem 1,4 km de extensão e voce pode tomar um banho de mar em uma piscina natural, das três que há até Caieiras. Já a trilha longa entre Atalaia e Caieiras tem 4,2 km (duração de cerca de 4 h) e o direito a conhecer as três piscinas naturais.


A trilha curta da Atalaia (Piscina de Atalaia)


A trilha curta da Atalaia é grátis, não paga nada. Procure o ICMBio lá na Vila do Boldró, ao lado do Projeto TAMAR. Já a trilha longa, até Caieiras, deve ser agendada na pousada ou com algum guia de turismo.
Não esqueça de levar material fotográfico e de mergulho! Vá de tênis e leve protetor solar e entre 500 ml a 1 litro de água.

"Praia" da Atalaia

Pico do Frade



Apesar de ser chamada de praia, a Atalaia é, na verdade, um aquário natural, com água muito cristalina e rasa. Na maré baixa os cristais algais (que são parecidos com corais) formam uma barreira, deixando o lugar propício para moradia de peixes de diversas espécies. Para chegar à Atalaia é preciso fazer uma trilha com cerca de uma hora de duração. 



Um Polvo esperando pacientemente pelo seu almoço


O mergulho é feito durante apenas 30 minutos, já que o lugar é disputado, mas só um pequeno grupo pode estar na água por vez. As laterais da piscina são os melhores pontos para observar peixes coloridos, e, por vezes, também um pequeno tubarão, que infelizmente não foi o nosso caso.




Antes de mergulhar todos passam por diversas instruções, que incluem a proibição do uso de protetor solar e a proibição de  ficar em pé na piscina, se deve ficar apenas boiando, para não afetar os peixes. A trilha de uma hora é a curta e se conhece apenas a Atalaia. 

Trilha Longa da Atalaia


Quem quiser prolongar o passeio pode fazer a trilha longa e conhecer mais duas piscinas naturais.
Só é possível realizar a trilha longa com um guia, e é preciso fazer a reserva com antecedência. 



A trilha longa entre Atalaia e Caieiras tem 4,2 km (duração de cerca de 4 h) e o direito a conhecer as três piscinas naturais, além deuma sequência de mirantes que são um convite à contemplação das belezas de Fernando de Noronha.


Mirante da Pedra Alta;













Mirante da Pontinha e Piscina da Pontinha

A segunda piscina é ainda mais fascinante que a primeira.









Piscina e Praia de Caieiras











Uma moréia próxima a terceira piscina


Meu coração ficou em Fernando de Noronha.



Vista da Praia de Caieiras, ao final da trilha.


O final da trilha fica próximo ao famoso Buraco da Raquel.



Espero que tenham gostado e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário