Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901 6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901 6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Parque Nacional do Itatiaia - Parte Baixa




Um domingo qualquer resolvemos visitar o Parque Nacional de Itatiaia, localizado na cidade do mesmo nome no Estado do Rio de Janeiro. O parque fica a cerca de 180Km do Rio de janeiro, este foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937.






Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.


Na região do Planalto do Itatiaia, tambem conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

Vídeo do nosso passeio.

Nós visitamos neste dia apenas a Parta Baixa. A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.

As atrações que visitamos na Parte Baixa são:

Mirante do Último Adeus. 


Local com uma vista panorâmica e privilegiada do parque, do Vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.







Centro de Visitantes 


É o epicentro de todas as informações sobre o Parque.






A MAQUETE faz uma representação tridimensional de todo o Parque
A exposição DESCOBRINDO O PARQUE apresenta um acervo botânico, zoológico e petrológico, exposto em dioramas representados o Vale do Paraíba, a Face Norte, a Face Sul e os Campos de Altitude.
A sala de EXPOSIÇÕES ITINERANTES acolhe trabalhos relacionados a arte, cultura e meio ambiente.
A SALA INTERATIVA é um espaço destinado às atividades educativas.
A EXPOSIÇÃO DE MONTANHISMO resgata a história do montanhismo no Parque antes mesmo de sua criação.
O AUDITÓRIO TOM JOBIM é o ponto de encontro para as atividades culturais e eventos institucionais. Uma videoteca está à disposição dos visitantes.
A CALÇADA DA FAUNA reproduz as pegadas de diversos animais da Mata Atlântica.


O Lago Azul 


É a atração natural mais próxima do Centro de Visitantes, ficando a mais ou menos 500 metros deste. A trilha é bem acessível para toda a família, exceto sua escadaria com aproximadamente 120 degraus, que requer cuidado por parte dos mais idosos. O percurso leva à piscina natural do rio Campo Belo, local bem recomendado para o banho. Próximo encontram-se quiosques, que podem ser utilizados livremente. Existe uma segunda opção de trilha, mais longa e sem degraus, o que permite uma caminhada mais leve e segura para os mais idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. 











Os Quiosques do Lago Azul estão disponíveis das 08hs às 17hs para uso dos visitantes como espaço para lanches e refeições familiares.
Pessoas com dificuldade de locomoção podem utilizar veícullos de pequeno porte para acessar os quiosques a partir do Posto 2. Caso o grupo esteja se utilizando de mais de um veículo, os demais devem ser estacionados no Centro de Visitantes, acessando o quiosque pela trilha do Lago Azul.


Complexo Maromba


Fica a 4 km de subida do Centro de Visitantes. Compreende a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani (não visitamos, pois estávamos com crianças) e a Cachoeira Véu de Noiva. Estacionando após a ponte o visitante tem acesso a estas três atrações.

Piscina Natural do Maromba

A Piscina Natural do Maromba fica a 1.100 metros de altitude. É onde o rio se acalma para formar uma grande piscina natural, cujo acesso se dá descendo uma escadaria de aproximadamente 50 metros após a ponte. De grandes dimensões, a piscina é muito utilizada por banhistas experientes.






Cachoeira Véu de Noiva.

No meio do caminho para a Cachoeira Itaporani temos acesso a outra trilha que, seguindo 260 metros, leva à Cachoeira Véu de Noiva. No final de uma rústica picada, com a ponte de madeira plástica e escadas de pedra, chega-se a uma parte do rio Maromba, que cai repentinamente de uma altura de 40 metros, formando a belíssima cachoeira. Na época do verão suas águas se avolumam fazendo jus ao nome.






LINKS: