Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

São Thomé das Letras - Parte 6 - A Cidade



Finalmente chegamos à São Thomé das Letras. Além das atrações do entorno, São Thomé tem, em sua sede, muitas atrações interessantes e algumas imperdíveis. Vamos lá.





"Saí de caminhada
Pelas estradas,
Caminhando a pé
Pedindo carona
Violão na costa
Eu vim pra São Tomé"


São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra, com um astral místico, reforçado pelas construções em pedra, fica incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. 


Ponto de ônibus na entrada de São Thomé
mostrando a história da origem do nome da Cidade.






A rústica cidadezinha exibe uma das vistas mais exuberante da Serra da Mantiqueira. 

Arco de entrada da cidade.
Infelizmente maltratada por vândalos.

Praça do estrator

Praça Chico Taquara, mais ums dos personagens de São Thomé



Do alto da Casa da Pirâmide, uma construção abandonada feita em pedra, de onde podemos ter uma visão de 360 graus de um mar formado por montanhas, que ganha cores impressionantes na hora do pôr do sol.

Vista do Vale

Olha a chuva....


Principais atrações da cidade:


Pirâmide

Localizada em um dos pontos mais altos da cidade a pirâmide é uma das principais atrações turísticas de São Thomé das Letras.

A pirâmide

Com uma visão panorâmica de 360 graus, e uma altitude de 1450 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor), faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral.
Ninguém define ao certo os motivos que levaram à edificação de um projeto tão moderno e arrojado naquele local e o porquê do abandono do local. 

Que tal contemplar o visual e a paz deste lugar ouvindo um violão.


Muitos turistas utilizam o local para o registro fotográfico das belas paisagens, outros para meditação, exercícios mentais e terapias alternativas. 



Além disso, é o melhor local para se avistar o pôr-do-sol e a coloração avermelhada que o céu adquire nos fins de tarde. 






Gruta de São Thomé.

Localiza-se no centro da cidade, e recebe inúmeros visitantes locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
A Gruta foi o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.



Diz-se que São Thomé ficou sendo “das Letras” por causa dos desenhos rupestres feitos em vermelho que, ainda hoje, podem ser vistos na entrada da gruta.
Para conhecer mais sobre a história visite o site oficial da Prefeitura: http://www.saotomedasletras.mg.gov.br/gruta-de-sao-thome/

Igreja Matriz

Foi construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uma pequena capela por ocasião do episódio que deu origem à cidade. Por fora, carrega o estilo barroco mineiro. 
A Igreja é tombada como patrimônio histórico estadual.



Praça da igreja Matriz

Pedra da Bruxa.

Uma linda e misteriosa formação rochosa que, vista de perfil, lembra a silhueta da face de uma bruxa. Localiza-se num dos pontos mais altos da cidade e pertence ao Parque Municipal Antônio Rosa que consiste em uma área ecológica tombada pelo Patrimônio Histórico. É um local ideal para se admirar o nascer e o pôr-do-sol e do seu topo é possível obter uma visão de 360°. A Pedra da Bruxa possui estimados 10m de cumprimento por 5m de largura, com 10m de altura e no chapéu registra-se um diâmetro de 5m².


Cruzeiro

O Cruzeiro com aproximadamente 4m de altura, construído em madeira, está localizado próximo à Casa da Pirâmide, no alto da serra, é componente do Parque Municipal Antônio Rosa e trata-se de um dos atrativos mais populares e visitados de São Thomé das Letras. Sua altitude é de 1.380m.

Cruzeiro ao Pôr do Sol
Mirante
O Mirante foi construído num dos locais mais altos do Parque Antônio Rosa, de onde se pode observar toda a magnífica paisagem de São Thomé das Letras e região. De lá, se tem uma visão privilegiada da Pirâmide e do Cruzeiro. Do Mirante é possível se ter uma visão de 360º das belezas que São Thomé das Letras proporciona.


Vista do vale a partir do Mirante

Igreja N. S. do Rosário

Também conhecida como Igreja de Pedra, não possui muitos dados históricos. Iniciada no século XVIII pelos escravos, permaneceu por um longo período inacabada. Seu interior não apresenta nenhuma obra artística, mas sua arquitetura, com pedras sobrepostas uma a uma, é típica de São Thomé das Letras. Em outubro de 1995, foi finalmente entregue ao público e hoje é tombada como patrimônio histórico estadual.



Espero que tenham gostado... ainda tem mais post sobre São Thomé... até breve.

LINKS:

Para maiores informações, visitem os seguintes sites:

A Musica do Vídeo e citada no texto é "Cogumelos Azuis", do Ventania, artista local, quem quiser dar uma olhada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário