Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Centro Cultural Parque das Ruínas - Rio de Janeiro/RJ


Santa Teresa é um bairro da Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Possui uma ótima localização, no alto de uma serra entre as zonas Sul e o Centro da cidade do Rio, o que lhe proporciona um vista privilegiada para vários cartões postais da cidade.






Arcos da Lapa, no caminho até Santa Teresa.

Escadaria Selarón, na Lapa. Início da Subida para Santa Teresa.
Olha só quem veio nos recepcionar na entrada do parque.

O Centro Cultural Parque das Ruínas


É um espaço ligado à Prefeitura do Rio, voltado à produção e difusão  das diferentes formas de expressões artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema. 



Ele acolhe e realiza projetos desenvolvidos por artistas novos e já consagrados visando à promoção cultural da cidade; palestras e oficinas voltadas às atividades de iniciação ou qualificação.



O espaço possui um teatro, galerias de exposição, palco externo, extensas área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante com vista privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara, aliado ao valor histórico e cultural do local 



reforça seu compromisso para com a preservação da memória do bairro de Santa Tereza enquanto patrimônio carioca.

Casa vizinha ao Parque.

O Palacete e as Ruínas 


As Ruínas do antigo palacete, integradas às estruturas de ferro e vidro projetadas para sediar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, tratam do tempo, do glamour, da sofisticação e da cultura.



Neste mesmo endereço morou uma das maiores mecenas das artes da cidade do Rio de Janeiro, Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de  Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales.



A residência, ponto de encontro do modernismo brasileiro, foi o cenário dos inúmeros saraus promovidos por Laurinda e frequentados por artistas nacionais e internacionais como Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan.



O chalé primitivo, a moradia de Joaquim Murtinho Nobre, foi reformado nos anos de 1930, recebendo feições da arquitetura neocolonial. 



Com a morte de Laurinda Santos Lobo, em 1946, sem que houvesse herdeiros, o abandono do palacete deu lugar às ruínas.



A propriedade, adquirida e reformada pela secretaria Municipal de Cultura - SMC, em 1994, recebeu intervenções graças ao projeto dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes. O local foi parcialmente restaurado em 1997 com inauguração do centro cultural, e agora conta com uma estrutura de ferro e vidro em uma de suas faces, dando um ar mais moderno em meio aquele palacete em ruínas.



As estruturas de ferro vidro, contrastando com os tijolos aparentes originais da construção, criaram áreas internas nos espaços das ruínas, uma referência ao passado glamoroso do lugar, sem apagar, contudo, a memória histórica do período de abandono.


A vista privilegiada



Quando estivemos lá o tempo não estava dos melhores mas deu para conhecer o palacete e apreciar a vista de 360º que temos de lá.

Pão de Açucar

Pão de Açucar e Baía de Guanabara.

Ponte Rio-Niterói.


Ao longe, o Cristo Redentor.

Relógio da Central do Brasl, no Centro


De lá tempos a visão da marina da Glória, Lapa, Aterro, Aeroporto Santos Dumond, Centro, Cristo, etc. Sem dúvida é uma visita que vale muito a pena.

Centro do Rio.


"Nunca vi cartão postal que se destaque uma Favela..."

Arcos da Lapa.

Aeroporto Santos Dumond.


Espero que tenham gostado... até a próxima.

Links:

https://semprenaviagem.wordpress.com/2015/03/03/parque-das-ruinas-santa-teresa/
https://www.facebook.com/parquedasruinas
http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_k2&view=item&id=18:centro-cultural-municipal-parque-das-ru%C3%ADnas


Nenhum comentário:

Postar um comentário