Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sábado, 5 de abril de 2014

Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará)

 Depois de muito tempo afastado estou de volta com um novo post, um resumo da Rota das Emoções, viagem que fizemos de férias, no estilo mochilão.




Depois vou postar com detalhes cada parte da viagem. Espero que gostem.

"Rota das Emoções... o nome não poderia ser mais perfeito.
Durante 17 dias mergulhamos em paisagens paradisíacas, vimos imagens e conhecemos pessoas que não sairão de nossa memória.
Vimos a desigualdade, que em lugares pobres se acentua, conhecemos uma gente linda, lutadora, e que apesar de todos os problemas é muito feliz.
Dividimos nosso tempo, nossa mesa, nosso transporte com gente de todo tipo, de todas as classes, de toda raça, de todas as origens, chineses, australianos, americanos, israelenses, colombianos, mas principalmente Brasileiros, sim essa brava gente alegre e feliz apesar de tudo...
Pudemos conhecer um Brasil de verdade, um Brasil em que crianças brincam e se divertem muito com quase nada, em que pessoas são transportadas em veículos em condições inferiores a animais e riem, se divertem, são felizes e nos recebem com todo carinho...
Obrigado ao povo do Maranhão, do Piauí e do Ceará por nos mostrar tudo isso... Fotos trouxemos muitas (muitas mesmo), mas mais que isso, trouxemos algo dentro de nós e que somente podemos sentir convivendo com vocês. Muito Obrigado.". 
Texto retirado do meu facebook.


São Luis do Maranhão.

Começamos nossa viagem pela capital maranhense, famosa pelo seu Centro Histórico. Chegamos lá em um feriado, portanto estava tudo fechado. Infelizmente duas coisas chamaram nossa atenção, a falta de conservação e os muitos avisos de cuidado com a violência. De fato, vimos que muito do Centro Histórico (Reviver) está sem a devida conservação. Quanto a violência, sabe como é carioca, fica logo desconfiado...
Ficamos pouco em São Luis, mas andamos um pouco, paramos para beber uma cerveja, caipirinha da famosa Tiquira (bem forte) e ouvimos o Reggae Maranhense.

Bandeira do Estado do Maranhão tremulando na Sede do Poder Judiciário do Estado.

Palácio dos Leões - Sede do Governo do Maranhão

Escadaria localizada no Centro Histórico de São Luis (Reviver)

Alcantara.

Durante nossa estadia em São Luis fomos à Alcântara em um bate e volta. 
Sinceramente, gostamos mais de lá do que de São Luis. Fomos ao Museu e fomos muito bem atendidos e recebemos todas as informações sobre a cidade, pudemos conhecer quase todos os pontos de interesse a pé. Foi um bom passeio de um dia.


Vista da Praça da Matriz (desde o Museu).

Igreja Matriz

Santo Amaro do Maranhão.

É uma das portas de entrada dos Lençóis Maranhenses, mas diferentemente de  Barreirinhas, Santo Amaro não possui praticamente nenhuma estrutura. O acesso é feito de carro de linha (uma Toyota Bandeirantes adaptada para carregar o povão na área de carga).
Lá fomos apresentados aos Lençóis Maranhenses... o que falar de lá??? Sem sombra de dúvidas um dos lugares mais lindos que já conhecemos... e olha que nem fomos na melhor época (fomos em março e a melhor época é a partir de julho), mas é fantástico... Simplesmente Lindo!!!

Lagoa das Andorinhas

Lagoa do Murici (próximo à Queimada dos Britos)

Sequência de Lagoas

Lençóis Maranhenses


Atins.

Atins é um povoado localizado entre o Rio e o Oceano. A praia é "logo ali".
É um local que passa uma paz enorme, onde você pode caminhar a noite pela praia iluminados apenas pela luz da Lua, curtindo tudo aquilo que esse lugar pode te proporcionar.
E não podemos esquecer do famoso camarão (da Luzia ou do Antônio), que fiz questão de ir comer... fantástico.

Barcos de pescadores na Praia em Atins

Início do Por do Sol no rio Preguiças, em Atins



Barreirinhas (Caburé, Vassouras e Mandacaru).

Barreirinhas é a principal cidade dos Lençóis Maranhenses, a mais estruturada. Como já conhecíamos bem os Lençóis, fomos fazer o passeio de voadeira pelo Rio Preguiças, conhecendo Caburé (onde o mar encontra com o rio), Mandacaru (onde temos o farol) e Vassouras, onde pudemos alimentar os macaquinhos e de quebra curtir um lindo por do Sol nas Dunas.

Praia de Caburé

Farol do Rio Preguiças, em Mandacaru.

Alimentando os macaquinhos em Vassouras

Início do Por do Sol nas Dunas em Vassouras

Por do Sol no Rio Preguiças, em Vassouras

Voltando para Barreirinhas de Voadeira



Tutóia (Delta do Parnaíba ou Delta das Américas).

Tutóia é uma das portas de entrada para o Delta do Parnaíba (ou Delta das Américas como preferem os maranhenses). Em um passeio de Lancha guiados por um ex pescador local pudemos ver muitas belezas e desfrutar da revoada dos guarás.

Pescadores na Ilha do Cajueiro, no Delta.

Guarás chegando para seu descanso no Delta.


Despedida do Maranhão, amanhecer em Tutóia.


Piauí (Parnaíba e Luis Correia).

Passamos muito rápido pelo Piauí (ficamos apenas um dia), mas pudemos conhecer o litoral, em Luis Correia na Praia de Atalaia, onde estava ocorrendo uma etapa do circuito loca de Surfe e onde haviam praticantes de Kitesurf. Finalizamos ouvindo MPB de qualidade à beira do rio Parnaíba com direito a canja de uma menina de 3 anos dançando... fantástico.

Etapa do cicruito local de Surf na praia de Atalaia, em Luis Correia.

Bares no Porto das Barcas, local histórico de Parnaíba.


Jericoacoara.

Nossa primeira parada no Ceará, a famosa Jericoacoara. Um dos lugares que voltaremos com certeza... O clima do lugar é fantástico, gente de todo lugar vai pra lá... e o visual... Sensacional, Duna do Por do Sol, Pedra Furada, Lagoa do Paraíso... e as amizades que fizemos é claro.

Duna do por do Sol.

A famosa Pedra Furada

Lagoa do Paraíso - o nome já diz tudo.

O mais próximo do por do sol que conseguimos...


Fortaleza.

Em fortaleza não se pode deixar de assistir a um show de humor... fomos no Teatro do Humor Cearense (teatrodohumorcearense.com.br). Curtimos a praia de Iracema, fomos ao Mercado Central comprar as famosas lembrancinhas... e de lá fomos à Canoa Quebrada, antes de voltarmos pro Rio de Janeiro.

Show de Humor, tradição de Fortaleza.

Vista da praia de Iracema.


Morro Branco e Canoa Quebrada.

Lá em Fortaleza fechamos um daqueles passeios "turistão" chamado "3 Praias"... Conhecemos Morro Branco e Canoa Quebrada. Não nos apegamos no estilo "turistão", então fizemos nossa versão do passeio um pouco melhor e mais animada, deixando o motorista/guia LOUCO...
Belos lugares, voltaremos para conhecer melhor.

Labirinto das Falésias, em Morro Branco

Canoa Quebrada.

Espero que tenham gostado. Isso é só um aperitivo, tem muito mais fotos por ai.



3 comentários: