Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Trilha para Lopes Mendes (Ilha Grande) - Agosto de 2012



No nosso último dia na Ilha Grande em 2012 resolvemos dar um "pulinho" em Lopes Mendes, afinal de contas ela é considerada uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro, ai resolvemos ir lá conferir.






Localizada na costa oceânica, de frente para o Sul, com aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é tida, já a muitos décadas, como a mais famosa de toda a Ilha Grande. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propicio para ao surf, por isso é a praia onde este esporte é o mais praticado.  É  uma praia de pouca profundidade e a transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades.
Lopes Mendes já foi muito habitada pela comunidade caiçara, quando a Colônia Penal de Dois Rios viveu o seu auge, mas hoje é uma praia quase deserta com muita sombra natural das amendoeiras que ficam em sua orla.

Como chegar a Lopes Mendes:

  • A forma mais usada é por passeio de barco partindo de Abraão, os barcos deixam os turistas na praia do Pouso, de onde inicia uma trilha leve a T11 com 1 km, para atravessar em cerca de 20 – 30 minutos um morro e chegar a Lopes Mendes, do outro lado da Ilha;
  • Para os que curtem uma caminhada mais longa podem caminhar em direção ao Farol de Castelhanos, trilha T12 e, ao chegar na proximidade da Praia da Aroeira,  logo após a escola municipal, pegar a direita, uma encantadora estrada arenosa que também conduz a praia de Lopes Mendes, porém chegando na Capela, quase na extremidade da praia. Este percurso, demora entre 40 e 60 minutos;
  • Pode também caminhar desde Abraão pela trilha T10, passando pela Praia Grande das Palmas e Praia dos Mangues. Percurso total de 6 km.


Mesmo depois da nossa caminhada a Dois Rios, resolvemos ir a pé, fazendo a trilha T10, valeu a pena.
Depois da sairmos de Abraão pegamos a trilha T10 e começamos a subir. Apesar de íngreme não é nenhum tormento, e o visual vale muito a pena.

Vista da Trilha T10, entre Abraão e Palmas.

Cerca de uma hora de caminhada e chega-se a Praia de Palmas.

Vista da Praia de Palmas

Praia de Palmas


Um pouco mais de trilha e chega-se a Praia de Mangues.

Praia de Mangues

Praia de Mangues

Mais um pouco de caminhada e chegamos à Praia do Pouso, onde chegam os barcos vindos de Abraão. Dali pegamos a trilha T11 com 1 km e bem leve, para atravessar em cerca de 20 – 30 minutos um morro e chegar a Lopes Mendes, do outro lado da Ilha.
Chegando lá, é só curtir a praia e o visual.



Selvagem, Lopes Mendes surpreende pelo misto de tons verdes e azulados de sua água cristalina, pela vegetação cercada de amendoeiras e abricós, por sua areia que “canta” ao ser pisada, suas ondas perfeitas e, principalmente, por ser quase deserta.  

Praia de Lopes Mendes e sua areia que “canta” ao ser pisada.

Tomar um banho de mar depois da caminhada, uma bela pedida.


Lopes Mendes surpreende pelo misto de tons verdes e azulados de sua água cristalina.





Só que como tudo que é bom dura pouco, chega a hora de voltar, e como tínhamos de voltar para o Rio, começamos a nossa volta.
Como estávamos em cima da hora, decidimos fazer a volta para Abraão de barco, na Praia de Pouso.

Praia de Pouso, passagem obrigatória para Lopes Mendes, onde atracam os Barcos vindos da Vila do Abraão.

A Praia do Pouso vista do barco a caminho da Vila do Abraão.

Estamos indo de volta pra casa...

Bem, pra finalizar a Barca estava lotada e não tinha passagem, tivemos que nos virar e pegar um barquinho bem mais ou menos que nos levou até Conceição de Jacareí... foi um perrengue, mas valeu a pena.

LINKS:
http://www.ilhagrande.com.br/praias/lopes-mendes/
http://www.ilhagrande.org/sys/s.ig?a=140&p=10
http://dilbertrj.blogspot.com.br/2014/01/ilha-grande-praia-dos-dois-rios-agosto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário